Páginas

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Neste domingo (26) ocorrerá um eclipse solar que será visto no brasil


Imagem de um eclipse parcial

Imagem ilustra onde o eclipse Solar será visto 
Neste domingo dia 26 de Fevereiro de 2017 um eclipse do tipo, eclipse solar parcial terá início às 11:30:51, horário local em Natal, o eclipse máximo irá ocorrer ás 12:34:11 em que o Sol atinge uma altitude de 75° e 259 ° do Azimute, o evento vai chegar ao fim as 13:32:58 e terá uma magnitude de 0.196 (a magnitude de um eclipse é a relação do tamanho aparente da Lua com o tamanho aparente do Sol durante um eclipse) e uma obscuridade de 0.101 (a fração do Sol obscurecido). Esse eclipse só será visível na antártica em parte da America do Sul e da África e será visto em nosso estado, o ultimo eclipse solar visto no brasil foi em setembro de 2007 há quase 10 anos, eclipses solares são menos comuns do que os eclipse lunares.




Atenção:
Caro leitor não e aconselhável olhar diretamente para um eclipse solar, podendo causar cegueira instantânea ou gradual sem regressão, não utilize, óculos escuros, telescópio, binóculos, vidro fumê, filtros polarizastes ou filme fotográfico colorido, ou chapas de raios "X" pois nenhum deles protege os olhos.

Três métodos seguros para olhar um eclipse solar:


1 - Use um par de óculos para soldador de tonalidade minima 14, Mais não utilize mais do que vinte segundos por vez, com pelo menos trinta segundos de pausa entre as observações.

projeção através de binóculos ou telescópio 
2 - Faça uma projeção para ver o eclipse indiretamente. É possível projetar a imagem do evento pelas lentes do binóculo ou telescópio e aproveitá-la com segurança. Lembre-se de que esses equipamentos só devem ser usados para projetar o eclipse, nunca olhe através das lentes (a não ser com filtros especiais).

Cubra as lentes frontais ou traseiras do binóculo com uma cartolina ou com as próprias tampas das lentes.

Fique de costas para o Sol, segure o binóculo com uma mão e direcione-o para o eclipse. As lentes descobertas captarão a imagem. Use a sombra do binóculo como referência para alinhá-lo melhor.

Observe a imagem projetada em uma parede ou tela. Você pode segurar um pedaço grande de papel com sua mão livre a cerca de 30 cm de distância do equipamento. Mova o binóculo até a imagem aparecer; quanto mais longe o binóculo e o papel ficarem um do outro, maior será a imagem.


3 - Faça um buraco pequeno com um prego no centro de um pedaço de cartolina que ficará em sua mão e coloque outro pedaço no chão, para servir de tela para a projeção.

Fique de costas para o Sol, segure a cartolina a alguns centímetros do chão, acima ou ao lado do seu ombro, tomando cuidado para a sua cabeça não cobrir o furo. Segure-a na direção entre o Sol e a cartolina que está no chão.

Quando seu projetor estiver devidamente alinhado, será possível ver um círculo perfeito na cartolina do chão, embora as bordas provavelmente fiquem um pouco desfocadas. Para ajustar o foco, tente afastar e aproximar a cartolina furada da que está servindo de tela.

Em eclipses parciais o círculo vira um crescente.

 Projeção através de cartolina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário