Páginas

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Moradores de Santa Luzia Denunciam: Falta de Coleta de lixo Já dura 3 Semanas

Moradores de distrito de Santa Luzia, o maior do município de Touros/RN, estão indignados com a situação desde o dia 09 de julho, pois durante todo esse tempo não passa o caminhão do lixo, algo nunca visto no distrito.

O lixo acumula em todas as ruas do distrito, segundo um morador “já é muito humilhante ter o lixão do município no distrito poluindo nossas águas fluviais pois já foi feito um estudo na área do lixão em baixo do lixão ha lenções freáticos se o lixão não for tirado logo, em 2020 a água que bebemos será poluída é começará a matar nossa população” é ainda falta coleta de lixo.Com o atraso na coleta de lixo domiciliar em Santa Luzia,moradores buscam algumas alternativas para não transforma as ruas em verdadeiros lixões, uma dessas saída para o problema é a queima dos resíduos em terrenos e quintais.

A coleta de lixo é muito importante para não proliferar mal cheiros e até doenças, o problema se estende também para a cidade de Touros, Santa Luzia e mais 8 distritos, uma demonstração clara da falta de preparo na limpeza publica por parte da atual gestão, que segue ainda em atraso nos últimos repasses para a empresa Liberty, onde o contrato foi encerrado dia 24/07, porém deixando diversos prestadores de serviço sem receber. 

Fonte: Touros em Foco

segunda-feira, 29 de julho de 2013

As Obras Que Elevariam A Popularidade dos Políticos em Santa Luzia.

Slogan da Prefeitura

Obras que Elevariam a Popularidade dos Políticos Locais e do Prefeito Para Cerca de 85% de Aprovação Ou Mais Segundo a População de Santa Luzia.

1ª Retirada Em Caráter de Urgência do Lixão de Santa Luzia Segundo Pesquisa de Alunos da Escola João Joaquim em 2012 Ouviram 500 Pessoas na Comunidade Foram 482 que querem o Lixão o Mais Longe Possível de Santa Luzia Isso Representa 96,5% dos Entrevistados.

2ª Calçamento, Reforma do Calçamento da Rua do Mercado, e Calçamento em Todas as Ruas do Centro e do Sítio São Francisco até a Escola Maria Carolina 89,9% dos entrevistaram falaram que esse é o Segundo Item mais Importante que a Comunidade Precisa.

3ª Policiamento, a Falta de Segurança na Comunidade Faz com que a População queira um Posto Policial no Distrito Disponível 24 horas com viatura a violência Cresceu de mais na Comunidade nos Últimos Anos 86% dos Entrevistados querem Um Posto Policial no Distrito.

4ª Reforma Gerais e Ampliações de Mais Salas de Aulas nas Três Escolas da Comunidade é Construção de Uma Escola de Ensino Médio Na Comunidade Cerca de 82,7% dos entrevistados Querem Essas Obras.

5ª Trazer Para a Comunidade Uma Torre De Telefonia Móvel De Preferencia a “Claro” 79% dos Entrevistados Querem Esse Realização no Distrito Principalmente Jovens.

6ª Saneamento em pelo Menos Todas as Ruas do Centro do Distrito, e Nas Ruas em Volta do Centro. Inclusive na Rua atrás da Escola João Joaquim é Conhecida Como Rua da Lama 68% dos Entrevistados Acham que Seria Muito Importante Essa Obra.

Agora é Pra Valer, Rumo ao Desenvolvimento Slogans de Campanha e do Atual Governo de Touros, Sendo Assim Políticos! Santa Luzia Também Quer Desenvolver!

Prefeitura de Touros Pinta PSFs de Santa Luzia

PSF Santa Luzia 2

A Prefeitura Municipal de Touros, Fez Durante a Semana Passada e Nesta Segunda-Feira Dia 29/07 As Pinturas dos 2 Postos de Saúde de Santa Luzia, Dando Mais Beleza aos Prédios que não eram pintados desde 2011 Ás Cores Azul Marinho e Branco São as Cores da Atual Gestão é Destacam os Prédios Dos PSF de Santa Luzia.

sábado, 27 de julho de 2013

Enquete do Facebook Comprova Exatidão das Pesquisas do Blog Santa Luzia Notícias.

Uma enquete a nível nacional da maior rede social do mundo, o Facebook,  trás um raio-x da política dos 5.570 municípios do Brasil. Fazendo um levantamento dos melhores e piores políticos das cidade brasileiras e claro que Touros, não ficaria de fora dessa enquete que trás o seguinte resultado sobre os atuais ocupantes de cargo eletivos na Esquina do Brasil.
Enquete para Prefeito no RN

Foi perguntado aos participantes da rede social, Como você avalia a gestão do prefeito de sua cidade? E Como você avalia o vereador de sua cidade? Veja o resultado da enquete:

O Prefeito Ney Leite (PSD) ficou entre os priores prefeitos do RN, sendo o 12º no quesito “Desaprovação” entre os 167 gestores municipais. Um resultado eu expressa a situação que a cidade de Touros passa, com um verdadeiros caos administrativo implantado nestes 7 meses de gestão. O prefeito Tourense obteve apenas 23,81% de aprovação, tendo 76,19% de Reprovação.

O Blog Santa Luzia-RN Notícias Fez Uma Pesquisa em que Cerca 25% dos Luzienses Aprovavam a Gestão Tourenses Essa Matéria do Facebook Comprova a Eficiência das Fontes Deste Blog que Foi Criticado Mais apenas Mostrei a Verdade. 

Para vereador veja o ranking segundo a enquete popular em aprovação ao mandato dos legisladores municipais:
Enquete dos Vereadores de Touros.

Edvaldo Medeiros: 81,25%
Pedro de Cajueiro: 60,00%
Flávio de Tetê: 50,00%
Francisco Vieira : 36,36%
Diego França: 36,36%
Virgílio Câmara: 33,33%
Profª Bel: 33,33%
Nalvinha: 25,00%
Dedé da Serra Verde: 25,00%
Drº Joab: 25,00%
Fernanda Rocha: 25,00%
Diassis: 22,22%
Felipe França: 20,00%

A enquete aponta o Vereador Tourense Edvaldo Medeiros (PPS) o segundo melhor vereador do Rio Grande do Norte a nível de aprovação.

Assim Também Novamente Comprovando, a Eficácia das pesquisas do Blog apenas Um Erro Eu Disse que Cerca de 40% dos eleitores Reprovam o vereador Virgílio sendo assim 60% de Aprovação Nessa Pesquisa apenas 33,33% aprovam o Vereador Luziense. Em Relação ao Vereador Diassis Mais Uma vez a enquete Comprova a Exatidão das Minhas Fontes O vereador obteve a 2ª Maior Reprovação, tendo Apenas 22,22% de Aprovação. Sem Falar que a Minha Pessoa Não Se baseou nessa Enquete do face Eu Pessoalmente Não Estava sabendo Dessa Enquete Minhas Fontes Realmente São pesquisa Boca a Boca Ouvindo as Pessoas.

Fonte: Touros em Foco

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Vereador Diassis de Santa Luzia Desconhece Queda de Popularidade

Segundo o Blog Genubia Soares
A redação do nosso Blog entrou em contato com o vereador Diassis de Santa Luzia para falar sobre a publicação de um blog do Distrito que divulgou uma possível queda de popularidade do vereador. Em resposta Diassis disse "desconheço o fato, pois continuo servindo ao povo de minha comunidade com a mesma disposição e entusiasmo, minha casa está sempre de portas abertas, a atenção é a mesma. A busca pelas melhorias do nosso distrito é incansável. Não entendi até agora de onde saiu esse boato, mas isso não me desanima, pelo contrário, cada vez mas vou buscar forças para defender os interesses da nossa terra e de nossa gente", concluiu o vereador. Fonte Blog da Genubia Soares.

Matéria no Link a baixo


Nada contra Nenhum Vereador de Santa Luzia Inclusive São Meus Amigos e Sempre os defenderei, Inclusive O parabenizo por Sua Resposta Gostei de Verdade Pelo Empenho do Vereador em Servir a Comunidade que isso é verdade!  Agora Aqui Vai Minha Pergunta Particular Por que os Dois Vereadores de Cajueiro Um Distrito bem Menor é que tem em Media Hoje Cerca de 700 Eleitores a Menos do que Santa Luzia foram eleito Cada Um em 2012 com mais de 900 Votos Cada e os de Santa Luzia com Apenas 630 e 638 Cada. Sendo que em 2008 O Ilustríssimo, Vereador Diassis Foi reeleito com cerca de 1.200 Votos e em 2012, foi Reeleito com 638, isso não e uma queda? Fica Aqui Minha Duvida? 

Usuários da MG Net em Santa Luzia Fazem Reclamações

Logomarca da Empresa.

Valores dos Pacotes Expressos no Site da Empresa.
 Segundo Usuários da MG Net Que Vinham Até a Minha Pessoa Pedindo que eu Publicasse Uma Matéria Sobre a Qualidade do Sinal na Empresa em Santa Luzia Aqui vai as Principais Reclamações, As Maiores Reclamações São Sobre a Qualidade do Sinal Segundo os Usuários “Tem Dia que a Internet está Bom já Outro Dia está Muito lenta e de Vez em Quando Não Tem Sinal Algum” a Empresa tem 2 Torres Em Santa Luzia na Construção da 2ª Os Usuários Dizem que a Eficiência do Sinal em Vez de melhorar Piorou a Segunda Maior Reclamação e sobre o Valor dos Pacotes Que Varia entre 49,90 até 94,90 Sendo que a maioria dos Usuários em Santa Luzia Tem o Pacote de 58,00 Dando Direito há Uma Velocidade de 600 kbps Segundo os Usuários essa Velocidade Varia entre 400 e 700 Nós dias em que está Bom de Sinal, Em Media em Natal os Pacotes de 10 Megas Na Net Combo HD Podem Ser Adquiridos Na Capital No Valor de 29,90. Esses Mesmos Usuários de Santa Luzia Falaram que só Não estão em outra Empresa Por que em Santa Luzia Não Tem, Mais Se Tivesse Outra Os Usuários Já Tinham Migrado Para á Outra Empresa. Lembrando que a Empresa só Tem Cobertura No Centro de Santa Luzia e No Conjunto Santa Ana, Já Os Moradores dos Bairros, Boa Vista, Emprensadinho e Sítio São Francisco querem que a Empresa Construa Uma Torre que de Cobertura aos Bairros, Segundo uma Moradora do Sítio São Francisco que Procurou a Empresa querendo adquirir um Pacote da Empresa “Disse que a Empresa só Construirá Uma Torre se Os Moradores há Comprarem No Valor de 10 Mil Reais” o Funcionário da Empresa Explicou o porquê disso “é Porque No Bairro Sítio São Francisco e Emprensadinho Só tem Cerca de 15 a 20 Residências que Querem o Sinal da Empresa é Esse Numero ainda é Pouco”. Segundo Um Rapaz No Facebook No Grupo Galera de Santa Luzia – RN Diz que em Breve a Claro Irá Disponibilizar Um Sinal de Internet Via Satélite + Telefone Fixo + Tv Por Assinatura Abrangendo Um Pacote de Nome Triple Play Abrangendo  96% do Território Nacional.
Postado no Facebook.


quinta-feira, 25 de julho de 2013

Requerimentos do Vereador Virgílio Câmara Segundo o Blog Virgílio Câmara Na Câmara

Ver. Virgílio Câmara (PSD)
Ao Todo são 18 Requerimentos,

1° Calçamento do Saco de Cima em Santa Luzia. Esse Requerimento Já Foi Realizado Pelo Vereador Diassis desde 2010,
2° Perfuração de poço em Santa Luzia Para o Conjunto Santa Ana.
3° Reparação de calçamento da Rua do Mercado em Santa Luzia
4° Retirada do Lixão de Santa Luzia “Esse é o Mais Aguardado Pela População que não Aguenta mais”.
5° Construção de Caixa D’água no distrito de Santa Luzia “Essa Já Foi Projeto Também do Vereador Diassis Inclusive em 2010 ele Colheu 5 assinaturas de Moradores do Saco de Cima.”
6° Criação da guarda municipal.
7° Adquirir ambulância “Já Cumprida”
8° Construção de Posto de saúde em Golandim
9° Construção de posto de saúde na Boa vista, “Obra que Será de Grande Importância Pois Desafogara o Posto do Centro”.
10° Aquisição de um carro para auxilio da população do Golandim.
11° Uma rede de água encanada para a Rua Nova.
12° Calçamento em volta da pracinha (próxima à residência do Sr. Francisco Severo).
13° Aquisição de novas redes para a Quadra de Esportes
14° Aquisição de placas com os nomes das ruas para a comunidade de Santa Luzia.
15° Paradas de ônibus para a comunidade de Santa Luzia.
16° Pavimentação da Rua Chico Torneiro em Touros, “Obra que Não Interessa Muito Os Luzienses”.
17° Construção de um ginásio poliesportivo na comunidade de Santa Luzia, “Se sair do Papel a População Agradece”.
18° Contratação de um coveiro para o cemitério de Santa Luzia.

Vamos esperar que Saiam do Papel é que seja bem feitas.
Segue em Baixo o Link dos Requerimentos:

Queda Livre: Popularidade dos Vereadores de Santa Luzia Entre as Piores da História do Distrito

Vereador Virgílio Câmara (PSD)
E Meus Caro leitores Quem Disse que Pior que Tá Não Fica Essa Frase é do Palhaço Tiririca que Virou Deputado Federal Tendo Mais de 1 milhão de Votos. Segundo Vários Populares que Entrevistei Calculasse que 40% dos Eleitores do Vereador Virgílio Câmara Não Votaria Novamente no Mesmo se a Eleição Fosse Hoje Ele Foi Eleito em 2012 Com 630 Votos, a Popularidade do Vereador Caiu Devido a Um "Boato" que Corre na Comunidade que o Vereador Teria Se Mudado Para a Cidade de Touros Com toda Sua Família, Assim Denegrindo a Imagem do Vereador,Segundo a Família isso é Mentira Segundo Alguns Populares em Entrevista Falaram que Não Votaram no Vereador com Medo que ele Fizesse o mesmo que a Mãe dele Quando Foi Vereadora do Distrito Segundo Os Populares “Ela Foi Morar em Natal e de Vez em Quando Vinha a Santa Luzia na Época Considerada a Pior Gestora da História de Santa Luzia” Os Populares ainda falam Por Causa dessa Atitude da Mãe do Atual Gestor O Mesmo Não Foi eleito Antes nas 2 Tentativas Anteriores de 2004 e 2008 O Vereador Virgílio Câmara Não se Elegeu. segundo a Família Também se Trata de Mentiras Pois na Época a Vereadora Ia Para Natal Para Trazer Recursos Para o Distrito!




Vereador Diassis de Santa Luzia
Já o Vereador Diassis é Um “Fiasco” de Melhor a Quase Não Reeleito Eleito em 2004 com cerca de 700 Votos Fez Um dos Melhores se Não O Melhor Mandato da História do Distrito Reeleito em 2008 com Uma Votação Histórica de mais de 1.200 Votos sendo cerca de 900 da População de Santa Luzia, sua Popularidade Veio Caindo desde 2010 Por Faltas de Obras de Grandes Proporções na Comunidade, em 2012 quase Não é Eleito, ele Foi eleito com 638 Votos Tendo 489 Votos de Santa Luzia Ficando Atrás Com Uma Diferença Pouca de Virgílio e Neném os Outros Votos Foram Adquirido do Distrito do Cajá  A Popularidade do Vereador Cai Na Comunidade é leva Junto Também um Pouco a Popularidade do Deputado Estadual Ezequiel Ferreira que Nas Eleições Estaduais na Comunidade Sempre é Apoiado Pelo Vereador Diassis, O Nome do Ex: Vereador Neném é o Mais Popular Entre Todos os Vereadores de Santa Luzia se Hoje Tivesse Uma Eleição Os Representantes de Santa Luzia Seriam Neném e o 2° Ficaria Com Um Novato que Tenha Força de Vontade é Compromisso. Mais Esperaremos o que vai acontecer ainda tem Muitas Águas Para Rolar.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Moradores de Santa Luzia Querem Empenho de Autoridades Locais Para Trazer Uma Torre da Claro Para o Distrito

Essa Placa diz a Situação da Comunidade.(Imagem da Internet)
Placa. (Imagens Internet)
Segundo Populares a Falta de Interesse dos Vereadores da Comunidade de Santa Luzia, e de Outras Autoridades é a Causa de Não Existir Ainda Uma Torre de Telefonia Móvel no Distrito, Muitos Moradores Inclusive Já Pediram as Autoridades que Procurassem as Operadores Para Instalarem no Distrito Uma Torre De Preferencia da Claro, O Distrito é o 3° Maior do RN Com Uma População de Cerca de 4.500 Habitantes Mais Ainda Não Conta Com Uma Cobertura de Telefonia Móvel O Sinal que Pouco Abrange o Distrito Vem das Torres da Cidade Vizinha Rio do Fogo, que de Vez em Quando Deixa o Já Pouco Sinal em Nada, Como o que Houve no dia 22/07, a Rede Oi de Telefonia Fixa é a Única que Atende o Distrito Mais mesmo Assim Não tem Total Cobertura No Bairro Varzinha Por Exemplo Não tem Afiação para Levar o Sinal até lá, Sem Falar Nas Caixas que Distribuem Sinal Para Os Telefones Fixos, há Uma Caixa dessa Para cada 500 Metros Sendo que a Comunidade Precisa de Uma A Cada 200, Moradores do Sítio São Francisco Reclamam que Por Causa de Uma Caixa estar Lotada Não Podem adquirir Uma Rede Fixa O Que é Um Absurdo, lembrando Cada Caixa Suporta até 12 Linhas Fixas, No Distrito Há 18 Orelhões.

domingo, 21 de julho de 2013

Avaliação dos 7 Meses da Gestão Municipal Segundo os Luzienses.

Prefeito Ney Leite
Moradores De Santa Luzia Rejeitam os 7 Meses de Gestão Municipal, O Estopim da Rejeição deu Por que O Prefeito Tinha Garantido a Retirada do Lixão o que Houve no Inicio de Abril Mais Logo Voltando e Outros Fatores, Calculasse que 75% da População Luziense Rejeita os 7 Primeiros Meses de Mandato do Prefeito Ney Leite Por Conta Do Caso do Lixão. Alguns, Até Falaram que é o Pior Inicio de Mandato de Um Governante Municipal Na História de Touros. Lembrando que O Prefeito Ney Foi O Mais Bem Votado na História do Distrito Tendo 452 Votos de Diferença, Vamos Esperar o que Vai Acontecer Ainda há Muitas Águas Para Rolar. Dados Colhidos Com Vários Moradores Exceto Parentes de Políticos Locais.
Enquete Feita Pelas Redes Sociais.

Segundo Uma Matéria do Blog Touros em Foco com o Titulo, “Prefeito de Touros, esta entre os piores prefeitos do Brasil segundo os usuários de redes sociais”. O Prefeito em Todo o Município Tem Uma Rejeição ainda Maior Chegando a 87,5% de Rejeição, colocando o atual gestor tourenses entre os piores prefeitos do Brasil segundo a Enquete da rede social de grande numero de usuáriosA enquete trás ainda os prefeitos mais bem avaliados como Ivo Sampaio Peixoto de GANDU (BA) com 98,38% e um dos piores, Raimundo Antônio de Macedo de JUAZEIRO DO NORTE (CE).

sábado, 20 de julho de 2013

Sem Coleta: Lixo Acumula Nas Ruas de Santa Luzia

Sem coleta, lixo acumula-se nas ruas de Santa Luzia.
Moradores do distrito de Santa Luzia, maior distrito do município de Touros, reclamam da falta da coleta de lixo, segundos moradores desde terça feira dia 09 de julho o lixo não é coletado na comunidade, deixando os moradores indignados com a administração publica.

Problema atinge todas as ruas do distrito.
Com a falta de coleta do lixo a mais de uma semana, centenas de residências acumulam sacos e mais sacos de lixo em suas portas esperando a volta da coleta, “desde junho a coleta já vinha sendo alterada antes era 3 dias por semana depois no inicio de julho passou pra 2 dias por semana e na ultima semana só foi dia 09 desde então o caminhão do lixo não tem passado por aqui” reclama morado, indignado com o descaso.

No mês de junho moradores  do distrito tinham denunciado ao touros em foco que á mais de uma semana não tinha coleta o que voltou a acontecer novamente em julho.

Fonte: Touros em Foco

Prefeitura de Touros anula licitação de limpeza publica

A prefeitura de Touros revogou a licitação Tomada de Preços nº 001/2013, objetivando a Contratação de empresa especializada na execução dos serviços de limpeza pública, coleta domiciliar, coleta de volumosos, podação e coleta, varrição manual de vias, capinação, catação e pintura de meio fio, destinado à sede do Município de Touros/RN e 9 distritos como Santa Luzia, compreendendo aluguel de equipamentos e contratação de mão de obra.

Com o fim do contrato emergencial de 180 dias com Liberty Fomento e Empreendimento Ltda, a expectativa seria para a realização de licitação para contratação definitiva de uma empresa especializada em limpeza publica, algo que foi marcado para o dia 12.04.2013, às 8:00hs, não se sabe até hoje oque aconteceu, se houve algum tipo de impugnação, se a licitação deu deserto, a prefeitura de Touros não publicou nenhuma justificativa por não haver tal certame, além de não informa oque aconteceu, a prefeitura de Touros prorrogou por mais 90 dias (totalizando 180) o contrato emergencial, um gasto na ordem de R$ 1.548,396 (um milhão, Quinhentos e quarenta e oito mil, trezentos e noventa e seis reais) em seis meses.

O caos administrativo instalado na gestão do Prefeito Ney Rocha Leite (PSD), por inaptidão administrativa, gerou uma crise financeira no executivo municipal, que pesou para a revogação (anular) da licitação de contratação para limpeza urbana, pois segundo a mensagem (que foi gravada pelo Touros em Foco) na abertura do ano legislativo na Câmara Municipal em 19/02, o chefe do executivo, gerou expectativas de continuar com o serviço terceirizado de limpeza da cidade de Touros em sua gestão.

Não se sabe até o momento os critérios da contratação da empresa, nem o teor do contrato que ainda é um mistério mesmo com o fim do mesmo. O Contrato Emergencial por 180 dias, gastou dos cofres públicos de Touros mais de 1 milhão e meio, segundo o Diário Oficial da Femurn, o contrato abrangeu 9 distritos, de um total de 27 existentes no município de Touros, ou seja boa parte 33 mil habitantes do município não receberam os serviços de limpeza e coleta do custoso contrato.
Fonte: Touros Em Foco

Lixão de Santa Luzia a "Ferida Ambiental" Que Tem Que Ser Fechada

A abertura do lixão de Santa Luzia no Município de Touros, ao lado de uma rodovia, próximo à comunidade, a um Rio, a Casas, é a prova real da falta de compromisso com a vida e o meio ambiente. Com a determinação baseada em lei, que obriga os municípios até 2014 acabar com os lixões, o município de Touros, enfim terá a oportunidade de consertar um dos graves erros cometidos em um passado não tão distante. A Pergunta é se o município de Touros conseguirá cumprir a determinação? O município já tinha conhecimento da Lei que pede pela construção de um aterro e outras medidas para por fim ao lixão?
Como mostra a data, lixão não saiu de Santa Luzia.

A nova Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10) diz que, até 2014, todos os municípios brasileiros terão que transformar os seus depósitos inadequados de lixo, os chamados “lixões”, em aterros sanitários. Mas será que isso vai ser possível? Observe alguns números do lixo no Brasil, de acordo com dados provenientes da matéria “Municípios não devem cumprir prazos da Lei de Resíduos Sólidos” publicada em Dci.com.br em 28 de junho de 2011:
63% dos municípios ainda enviam seus resíduos sólidos para os lixões, fato que – como dizem as empresas desentupidoras – tanto produz entupimentos nas galerias pluviais quanto contamina o solo e a água em mananciais;
59,3% não têm sistema de coleta seletiva;
80,5% não possuem métodos e não realizam a compostagem;
70% dos municípios possuem catadores de lixo e materiais recicláveis, mas em 79% das cidades a categoria não tem organização oficial.
Dessa forma, fica a nossa dúvida: será que o município de Touros conseguirá entrar em conformidade com a lei até 2014? O que você acha?


Fonte: Touros em Foco

quinta-feira, 18 de julho de 2013

EM BUSCA DE HISTÓRIAS ASSOMBROSAS DE SANTA LUZIA

                                          A História do Homem Lobisomem de Santa Luzia


Em Entrevista a Alunos da Escola Isabel Vieira No ano de 2010 a Sobrinha do Homem que Dizia Virar Lobisomem Diz Ser Uma Farsa a História de Seu Tio Segundo ela Seu Tio Começou a Inventar Essa História Em Meados de 1950 Ele Vivia Falando que Morava Sozinho em Baixo de Uma Mangueira, Certa Noite de Chuva de Baixo da Mangueira Ele Sentiu Um Arrepio e Uma Coisa Entranha Mais mesmo Assim foi Dormir Certa Noite Ele Disse que Se Transformou em Lobisomem Pela primeira Vez e Percorreu 4 Províncias Segundo a lenda Um Lobisomem Pode apenas andar em 4 Províncias Ou seja Municípios Por Noite ele Foi de Santa Luzia a Guamaré em Um Piscar de Olhos Tempos depois ele Constrói sua Casa é e ai que ele Começa a se Transformar com mais Frequência Mais Ou Menos em 1960 ele Resolve Contar a Seu Melhor Amigo Falecido Hoje Conhecido na Comunidade Como Zé Pretinho  ele contou a Zé pretinho mais ele Não Acreditou certo dia os dois Foram Pescar no Rio de Santa Luzia O Homem Lobisomem Pediu licença ao amigo Zé e Se Embrenhou No Mato demorou uns 40 Minutos quando Voltou, Voltou Transformado em Lobisomem Dando Cambalhotas Correndo Atrás de Seu Amigo Zé Pretinho Que Correu Morrendo de Medo desde esse dia a História Ganhou Força assim até em 1986 quando a Impressa de Um Jornal Veio Entrevistar o Homem Lobisomem, Inclusive Meu Tio segundo a sobrinha Teve que Assinar Um Termo de Responsabilidade pela História No inicio de 1990 ele Disse que nunca Mais Iria se Transformar de Novo Por Causa da idade Avançada em 2004 O Homem Lobisomem Morre em Santa Luzia aos 94 Anos Deixando Nenhum Filho.

Outra História de aparição Lobisomem

Segundo 3 Mulheres Residentes No Bairro Sítio São Francisco conhecidas Como Neném de Zigue sua irmã Neuminha e sua Amiga Da paz de Chicão, em 2005 Elas Alegam que Estavam em Um Mato Cortando Lenha No Bairro Varzinha quando atrás de Uma Moita Cerca de 40 Metros Delas Apareceu um ser Com Cara de Macaco e Fusas de Lobo, ao Ver o Individuo as mesmas saíram Correndo Muito depressa Deixando as Ferramentas de Trabalhos Pra Trás, Chegando em suas casas elas Contam o Ocorrido Para os Maridos e Amigos  eles se Reúnem Com Espingardas, facão, foices e outras armas e vão ao local Recuperar As Ferramentas que as Mulheres Tinham deixado no local Chegando Lá Viram perto do Carro de Mão Uma Pegada Enorme Com Muita Semelhança com Uma Pegada de Macaco mais sendo Muito Grande de Mais ou menos 50 centímetros de Comprimento.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Rádio Comunitária Educativa FM 92.5 de Santa Luzia Foi Liberada Pela Justiça.



A Rádio de Santa Luzia Foi Liberada Pela Justiça, Segundo Manoel Messias Locutor da Rádio em Entrevista ao Blog Santa Luzia-RN Noticias Disse que A Rádio Educativa FM Já Foi Liberada é Já Tem o Prédio 100% Próprio Localizado na Rua do Campo do Barcelona ao Lado da Creche Municipal Só Falta a Compra Dos Equipamentos que Custara Mais de 30 Mil Reais a Expectativa é que até o fim de 2014 a Rádio esteja Em Pleno Funcionamento Toda Legalizada. A Rádio de Santa Luzia Funcionava no Prédio da Escola João Joaquim Devido a Ilegalidade e a Uma Denuncia a Rádio Foi Fechada no Ano de 2005 Pela Policia Federal Desde então O Professor Jean Luiz com Sua Equipe entraram em uma Briga Judicial Para Legalizar a rádio e Voltar a Operar assim acontecendo Nesse Ano de 2013 Essa Liberação deu Por Um Projeto do Deputado Federal Fabio Farias. O Rio Grande do Norte tem 146 rádios comunitárias, mas há espaço para ampliar essa rede diz Fábio Faria (PSD-RN), ao conversar com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, No Dia 22 de junho. O deputado pediu a inclusão dos municípios de Assú, Montanhas, Santana do Matos, Apodi, Várzea, Touros, Antônio Martins, Severiano Melo e Florânia na lista de cidades que vão ser autorizadas a receber novas emissoras “Rádios” em Touros a Radio Mais Aguardada é a de Santa Luzia.

O Dep. Fabio Farias Disse que Desde o início do seu mandato, defende as rádios comunitárias por reconhecer o papel importante que elas desempenham. Destaquei um assessor (Emanoel Bezerra) para acompanhar os processos de concessão e renovação das licenças. Também já pedi ao governo federal que autorize a veiculação de propaganda governamental para que as rádios comunitárias tenham recursos para manutenção”, explicou o deputado.

O ministro Paulo Bernardo garantiu que as cidades indicadas pelo deputado Fábio Faria serão incluídas na próxima habilitação, quando os interessados são chamados a se inscrever e apresentar os documentos, prevista para agosto. Este ano, 13 avisos de habilitação devem ser publicados, contemplando mais de 700 municípios em todo país.









segunda-feira, 15 de julho de 2013

Movimento Emancipacionista Ganha Força e Simpatia Populacional em Santa Luzia.


Movimento Emancipacionista Ganha Forma e Força em Santa Luzia, Tendo a Frente do Movimento O Jovem André Jones que Também é o principal Organizador da Jumentada uma das mais Tradicionais festas de Santa Luzia é Região, Segundo André Jones Em Uma conversa pelo Facebook Ele diz “que procurou o deputado Estadual José Adércio que Conseguiu ajudar a emancipar Rio do Fogo e São Miguel do Gostoso” Se O deputado Nos Ajudar O Caso Será Melhor, pois ele tem muita experiência em emancipações. A aprovação do Projeto de Lei Complementar 416/08 é exige-se plebiscito com a população envolvida. A proposta de formação de um município deve ser feita por meio de requerimento assinado por pelo menos 10% dos eleitores residentes na cidade. Depois de protocolados os pedidos, os órgãos legislativos estaduais deverão elaborar, em 180 dias, um estudo sobre a viabilidade futura da cidade e da área remanescente do município preexistente. O texto estabelece também a população mínima necessária para que municípios sejam criados: 7 mil Habitantes no Nordeste, Outro item determina a existência de um “núcleo urbano dotado de infraestrutura, edificações e equipamentos compatíveis com a condição de um município”.

Entenda o Caso:

Devido as ultimas décadas de Desprezo pelas Gestões Municipais a População de Santa Luzia em geral se revolta e Não admite mais Isso Tendo uma População de 4,500 (Quatro Mil e Quinhentos Habitantes). sendo maior do que Dezenas de Municípios do Rio Grande do Norte Já Não tendo mais Como Pertencer ao Município de Touros O Movimento Ganhou Força Populacional Assim Fazendo Pressão para Emancipação Essa é a Frase de Vários Moradores de Santa Luzia em relação a Emancipação “Não Dá Mais Para Continuarmos Como Um Distrito Crescemos Muito e Precisamos Desenvolver Touros Não Tem Feito Quase Nada Por Nós Não temos Segurança nem Educação de qualidade Nem saneamento Sem Falar que Nenhum Prédio Publico de Santa Luzia Presta Sendo assim Não Dar mais Para Continuarmos Temos que nos Torna Município Independente” Se Santa Luzia se Torna Cidade Terá Como Distritos Punaú, Bebida Velha, Golandim, Canto Grande e Catolé Esses Juntos com Santa Luzia Tem Uma População de Cerca de 12 mil Habitantes Cerca de 39% Dessa População Mora Em Santa Luzia.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Santa Luzia Foi Pronunciada No Balanço Geral da TV Tropical de Natal.


Segundo Informações O Programa Balanço Geral Da TV Tropical Afiliada da Rede Record em Natal Por Volta Do Meio Dia do Dia 11/07/2013 Pronunciou O Distrito de Santa Luzia No município de Touros Segundo Informação o Jornalista Salatiel de Souza Disse Que Moradores do Distrito Não Aguentam Mais A Falta de Segurança na Comunidade e o Numero Alarmante de Usuários e Traficantes de Drogas Que Tem Na Comunidade.

Vereador Virgílio Câmara de Santa Luzia Apresenta Ambulância Para Atender a População.


Um Veiculo da Marca Iveco Tipo Furgão é a Mais Novo Ferramenta de Resgate de Pacientes dos Distritos de Santa Luzia e Golandim Adquirido pelo Ilustríssimo Vereador de Santa Luzia Virgílio Câmara O Veiculo Será Muito Útil Para a População Luziense que Agradece o Empenho do vereador. Santa Luzia Já Teve Uma Outra ambulância Foi No Primeiro Mandato do vereador Diassis Mais A Ambulância na Época Bebia Mais Gasolina do que Andava Com Um Tempo o Vereador Não Manteve o Veiculo, Assim Esperamos que Isso Não Aconteça com Esse Outro Veiculo Pois Assim como o outro Esse Não e Novo do Ano.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Vereador Diassis de Santa Luzia Requer O Calçamento de Ruas Em Santa Luzia.



Requerimento 242/2013 do vereador Diassis de Santa Luzia, solicita empenho do Chefe do Executivo Municipal junto ao governo do Estado para asfaltar a Rua do Mercado até a Escola Maria Carolina dos Santos no Sítio São Francisco, em Santa Luzia.













Esportistas e Moradores de Santa Luzia Mostra a situação da Quadra de Esportes

Condições da tela de proteção da quadra de Santa Luzia.
Estado da coluna de sustentação,
Esportistas e moradores de Santa Luzia mostra a situação da quadra de esportes da comunidade, a praça esportiva é local de grande importância daquele distrito, pois é nela que é realizadas festas, reuniões, campeonatos e e diversos outros eventos. Os esportistas de Santa Luzia reclamam de vários buracos nas telas de proteção que cercam a quadra e de vários ferros que ao redor da quadra se encontram completamente enferrujados, precisando de reforma urgente.


Moradores estão preocupados quando há jogos, pois pode acontecer de uma bola atravessar os buracos da tela da quadra e acertar uma pessoa ou até um veiculo que pode estar passando na rua no momento, já na área externa da quadra e visível uma coluna de sustentação estar enferrujada e começando a se entortar, podendo haver um desastre. Lembrando que a quadra nunca passou por uma grande reforma só pequenas reformas.



Repórter Cidadão: Leitor apresenta mapa de Santa Luzia de Touros/RN

Esse é o mapa, do distrito de Santa Luzia, no Município de Touros, o autor da montagem, é um morador de Santa Luzia, Eliabe França ele tez todo, o mapa das Ruas de Santa Luzia, através do Google Mapas. Santa Luzia por sua vez, é considerado o maior distrito, em extensão territorial, da América-Latina, tendo extensão de 13 km, sendo apenas 6 km de casas, de inicio ao fim, a comunidade é também um dos maiores distritos do Rio Grande do Norte, em população perdendo apenas para Baixa do Meio, no município de Guamaré. e Diogo Lopes (Macau) Santa Luzia por sua vez, tem uma curiosidade, a Rua de Nome Principal, não se encontra no centro da comunidade, a Rua Principal passa, pelos bairros Varzinha e parte do Sítio São Francisco, pois essa é considerada a 1ª Rua do distrito.
O movimento emancipacionista ganha força em Touros com o Projeto de Lei Complementar 416/08, do Senado, que regulamenta a criação de municípios, estabelecendo critérios como viabilidade financeira, população mínima e plebiscito do qual participará toda a população.
Emancipacionistas no distrito de Santa Luzia no município de Touros, também pleiteia sua emancipação. Segundo moradores que são favoráveis à emancipação, declaram que o distrito de Santa Luzia já contribuiu demais com o Município de Touros que pouco tem oferecido em troca. Moradores da localidade defendem o surgimento do Movimento emancipacionista na comunidade com mais força. O distrito poderá abrir seu pedido de emancipação após a aprovação da nova lei que está em análise no senado, após 17 anos de proibição pela a Emenda Constitucional 15/96, será que chegará a vez de Santa Luzia?
Sendo o maior distrito município de Touros, mas com apenas duas ruas com calçamento, os moradores reclamam de falta de saneamento básico, iluminação publica eficaz, descentralizações das ações e politicas publicas do executivo municipal em diversas áreas, principalmente na agricultura, uma das principais fontes de renda da comunidade.  
Outro distrito que já cogitou a emancipação e volta a discutir a separação com a cidade de Touros é a comunidade de Boa Cica. Segundo moradores o distrito esta à frente de Santa Luzia, pois já tem seu projeto de emancipação politica votado inclusive em plebiscito municipal, projeto do ex vereador Otoniel Baracho e engajado pelo ex-presidente da Câmara de vereadores de Touros João Maria França. Boa Cica é um dos principais distritos produtores de abacaxi e outras culturas no município de Touros.
Touros em Foco
Foto: João Gilberto

Deputado José Dias requer Escola de ensino Médio para Santa Luzia e Serra Verde em Touros.

                           
Foto: João Gilberto
 

















O deputado José Dias (PSD) pretende que o governo do Estado construa uma escola de ensino médio na região de Serra Verde e Santa Luzia, no município de Touros, no litoral Norte.
Para tanto, o deputado encaminhou requerimento à governadora Rosalba Ciarlini e às secretárias de Educação e Cultura, Betânia Leite Ramalho e de Infraestrutura Kátia Pinto solicitando esse benefício.
“As comunidades de Serra Verde e Santa Luzia tem experimentado, nos últimos anos, um grande crescimento. No entanto, não conta ainda com uma escola de ensino médio para atender às necessidades educacionais da sua população", justifica o deputado.
José Dias disse ainda que a construção da escola constitui-se em uma importante obra para o desenvolvimento intelectual e cultural, com repercussões diretas no crescimento da qualidade de vida dos estudantes e da população de serra Verde e Santa Luzia

Moradores denunciam situação das escolas de Santa Luzia

Situação da Escola Municipal Prof.ª Maria Carolina dos Santos: localizada na Rua Rodrigues de França no Bairro Sítio São Francisco, essa escola contem apenas 2 salas de aula, de 1º ao 5° ano nos turnos matutino e vespertino a população próximo da escola pede que seja construída mais 4 salas de aula, uma biblioteca e uma sala de informática. Atrás da escola tem 2 terrenos que podem ser adquirido pela prefeitura, na escola encontramos, logo de frente um portão enferrujado e com pontas expostas  podendo ferir uma criança, sem falar na altura do murro que e muito baixa varias pessoas já viram alunos pulando o murro pra fugir da aula, na escola tem computadores mais não tem uma sala para usa-los.

Situação da Escola Estadual Prof.ª Rosa Cunha: situado na Rua São Francisco no Bairro Emprensadinho, tem apenas 3 salas de aula sendo apenas 1 climatizada é a escola em estado mais critico com rachaduras em varias paredes, caibros podres, telhas quase caindo nas cabeças dos alunos e uma parte do murro se alguém empurrar ele cai sem falar que tempos atrás a escola já foi alvo de ladrões, segundo os moradores se a defesa civil vistoriasse o prédio sem duvida seria interditado, seria uma boa o Governo Estadual adquira um terreno que tem ao lado da Escola Rosa Cunha derrubar a escola e construir um novo prédio com varias salas para o ensino médio pois hoje, Santa Luzia e o distrito do Golandim tem mais de 200 alunos que vão a cidade de Touros para poder estudar.
Situação da Escola Municipal João Joaquim da Silva: situada na Rua Vereador João Teodoro de Souza Filho, no centro de Santa Luzia, a escola conta com a maior estrutura de santa luzia com 8 salas de aulas uma sala de informática e biblioteca, mesmo com essa estrutura o prédio precisa urgente de reforma geral, construção de mais salas de aulas pois há dezenas de alunos por falta de vagas vão estudar em Punaú (Rio do Fogo) ou na Escola Junqueira Ayres em Touros, anos atrás ouve boatos que a prefeitura iria adquirir 3 casas que tem por traz da escola para ampliar a instituição e a sala de informática a muito tempo não é usada.

Moradores de Santa Luzia Denuncia o Abandono do Prédio do Centro de Inclusão Digital

Moradores de Santa Luzia de Touros denunciam o abandono do prédio do centro de inclusão digital. Segundo populares o prédio foi construído, em 2010 na rua da quadra, nunca foi inaugurado, ninguém nunca usou o prédio, no ano de sua construção, existia uma placa do governo dizendo, que o prédio foi uma ação, adquirida pela EMATER, (associação rio-grandense de empreendimentos de assistência técnica e extensão rural) dizendo que o prédio, custou aos cofres públicos, do governo, a bagatela de mais de 58 mil reais, valor questionado pela população que não acredita que o prédio pequeno custou esse valor.


Muitos moradores na época reclamaram da construção pois o local era usado como área de festas tradicionais na comunidade, como a festa da padroeira do distrito. Ninguém sabe quando o prédio será usado pela população jovem que gostaria de ter o centro de inclusão digital funcionando na comunidade. O Diretor Geral da EMATER/RN, Magalhães Abreu, disse em 13/05 que em breve estará sendo instaladas escolas digitais nos distritos de Santa Luzia e Boqueirão, mais até agora nada.